• (des)visualização de identidades
  • Presentation for SPUrban festival flyer

Workshop de criação de códigos integrados a câmera de vídeo. A oficina propõe trabalhar questões sobre identidade na contemporaneidade dos re-posts, da globalização, do copy-paste e do pós-humano.
Partindo da figura do rosto e da criação de máscaras, convidamos os participantes a desenvolver códigos com uma câmera de vídeo, trabalhando a visualização e “desvisualização” de suas próprias identidades e mesclando-as com a de seus colegas.
Oficina complementar a apresentação da obra Monomito.
Paloma Oliveira e Mateus Knelsen
Ano: 2014

PLANO DE AULA

Dia 1

    Um breve panorama conceitual do trabalho Monomito e do planejamento da oficina
    Construção de máscaras com atadura engessada
    lição de casa: instalar Processing

Bibliografia sugerida
O Herói de Mil Faces – Joseph Campbell
Antropologia do Ciborgue – Dana Haraway
The Language of the New Media – Lev Manovich
Processing: A Programming Handbook for Visual Designers and Artists – Casey Reas & Ben Fry
Outros livros para se aprofundar em Processing
VideoMapping – apostila criada por Mateus Knelsen, Vj Pixel e Paloma Oliveira

Dia 2

    Introdução a Processing
    Parte 1 (introdução a IDE) – básico sobre a interface, programação orientada a objeto, desenho de formas geométricas básicas)

Códigos utilizados em aula
geometria_basica.pde
carregando_imagens.pde

Dia 3
Mais exemplos para uma aplicação multimídia em Processing:

    Introdução a Processing – parte 2: exibição de imagens, manipulação básica de pixels;
    Buscando imagens no Flickr via Processing;

Códigos utilizados em aula
exibindo_texto.pde
carregando_video.pde

Dia 4

    Aplicando máscaras em sketches:
    Exercício de construção das representações e projeção nas máscaras
    Dúvidas específicas
    Encerramento

Aplicar máscaras em sketches pode ser feito de forma bem simples: apenas exibe-se um png com um recorte transparente como último elemento a ser desenhado em draw(). Esta técnica é útil para se fazer mapeamento de certos objetos em uma projeção, no caso de se usar Processing para uma instalação multimídia projetando em objetos. Abaixo segue um exemplo de como usar uma máscara em um sketch que carrega o vídeo de uma webcam disponível no computador:

Código usado em aula
mascara_webcam.pde

(des)visualização de identidade

Programação criativa e videmapping orgânico(2014)
Autor: Paloma Oliveira & Mateus Knelsen

Tags: oficina, desvisualização de identidade

Categorias: oficina